Santiago, a maior ilha de Cabo Verde, pertence ao grupo do Sotavento. Estende-se por cerca de 75 km de comprimento, no sentido norte-sul e cerca de 35 km de largura, no sentido leste-oeste. Dista cerca de 50 km em linha reta da ilha do Fogo, a oeste, e 25 km da ilha de Maio, a leste. Administrativamente, está dividida em 6 concelhos. A cidade da Praia é ao mesmo tempo a capital do país e sua cidade mais populosa. A ilha de Santiago e a Praia tiveram extraordinário desenvolvimento desde a independência em 1975, tendo a população duplicado desde aquele ano. Uma das povoações mais antigas é São Domingos, em vale do mesmo nome, no interior da ilha.
A ilha dispõe do recentemente expandido (Novembro de 2005) Aeroporto Internacional Praia, com pista de 2.100 m de comprimento por 45 m de largura, altitude de 70 m MSL (Mean Sea Level, nível médio do oceano), código internacional "RAI". Situado a apenas 3 km do centro da cidade, o aeroporto recebe vôos internacionais procedentes da Europa (Lisboa, Paris, Amsterdam, Munique), da América do Sul (Fortaleza, Brasil), da América do Norte (Boston) e do continente africano, além dos vôos domésticos.
Ribeira Grande de Santiago, antes Cidade Velha, a 15 km a oeste da Praia, na costa, foi a primeira capital de Cabo Verde.
Cerca de 50 km a norte da Praia localiza-se a cidade de Assomada com o seu concorrido mercado e o Museu da Tabanka. A norte da ilha, a cerca de 75 km da Praia, está a vila do Tarrafal, praia de areias claras e palmeiras, com alguma estrutura turística. Nesse mesmo concelho está o antigo Campo de Tarrafal criado pelo Governo português do Estado novo ao abrigo do Decreto-Lei n.º 26 539, de 23 de Abril de 1936.
A variante do crioulo Cabo Verdiano falada em Santiago recebe o nome popular de badiu, termo também utilizado para designar o natural dessa ilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário